O Benzeno está presente na gasolina que vendemos. Mas você sabe é que é o benzeno e os os cuidados com este risco em seu posto de combustível?
Nesse artigo vamos falar sobre a importância de implementar estratégias para reduzir o risco gerado pelo benzeno ao ser humano.
Continue conosco.
O que é o benzeno?
O benzeno é uma das substâncias mais perigosas para aqueles que atuam diretamente nos postos de combustíveis.
Trata-se de um líquido sem cor, altamente inflamável, com aroma reconhecido como doce.
Quando em contato com o ar, se evapora de forma rápida.
Um dos grandes perigos do benzeno é a sua associação com a formação do câncer.
Quando em contato com o corpo, pode desencadear uma série de transformações moleculares, ocasionando uma formação irregular do corpo.
Apesar do seu caráter prejudicial, essa substância existe na natureza, sendo liberada por processos como o vulcanismo e queimadas.
No entanto, atualmente, a grande maioria do benzeno que existe no mundo é proveniente de processos humanos.
Ele é utilizado em grandes indústrias, em especial a de petróleo, no processo de produção da gasolina.
Por isso gestores e empresários do setor devem estar atentos aos riscos gerados por essa substância e como fazer a prevenção.
Nos postos de combustíveis, o contato com a gasolina – que contém uma grande quantidade de benzeno – pode gerar uma série de problemas para a saúde, sendo o mais grave a formação de tumores malignos.
Boa parte da exposição ao benzeno ocorre justamente no ambiente de trabalho do posto de gasolina, tanto pela má observação de técnicas corretas, quanto pela proximidade com os produtos.
Frentistas e pessoas que atuam nos postos estão mais expostas.